Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/10/2018
Ver perfil do usuário

Meteoritos

em Sex Out 19, 2018 2:30 pm
Professor Zabot,

Sempre gostei de astronomia e astrofísica, aliás me tornei físico pensando em trabalhar exatamente nessa área, embora tenha acabado me desviando. Achei admirável sua iniciativa de oferecer este curso e disponibilizar suas aulas, que são extremamente elucidativas.

Tenho duas questões, por enquanto, e não sabia como organizá-las aqui no fórum, então decidi colocá-las juntas abaixo:

1) É possível ainda fazer trabalhos científicos originais e relevantes com os telescópios/lunetas localizados em observatórios de pequeno porte - cito o Observatório Nacional no RJ, o Observatório Abrahão de Moraes em Valinhos ou até mesmo o Mount Wilson Observatory?

2) Como um pedaço de meteorito na Terra é identificado? Como, historicamente, naturalistas descobriam que pedaços de rocha tinham vindo do espaço (em um período geológico bem posterior à formação de nosso planeta, evidentemente) como o recentemente tão falado meteorito de Bendegó e, ainda, determinar a procedência, como Lua ou Marte?

Grato!
avatar
Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/10/2018
Localização : Joinville
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Re: Meteoritos

em Sex Out 19, 2018 4:02 pm
Boa tarde Carlos

Que bom ter colegas da Física por aqui! Veja que curioso, pq eu entrei na Física pensando em seguir outro rumo (Física Matemática), mas acabei me apaixonando pela Astrofísica!

Sim, é possível fazer pesquisa relevante com observatórios em locais com muita iluminação como são esses observatórios que vc citou.
É possível usar telescópios robóticos pequenos para monitorar objetos brilhantes que não são seguidos por telescópios grandes, por exemplo.
E várias outras ações do tipo.
Entretanto, na minha opinião, o maior papel que esses observatórios têm a oferecer para a Astrofísica é formar novos Astrofísicos.
Precisamos aumentar e melhorar a divulgação científica no país, e esses observatórios podem ser ótimos instrumentos.

Quanto à sua segunda pergunta, eu sei responder somente por alto, pois nunca fiz análise química e mineralógica desses objetos.
Mas tenho um amigo que é expert no assunto e pedi para ele responder com mais propriedade aqui, assim a resposta fica registrada para você e outros no futuro ;-)

att
Alexandre
avatar
Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/10/2018
Localização : Joinville
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Re: Meteoritos

em Seg Out 22, 2018 9:35 am
Carlos,

Meu amigo que é especialista no assunto está offline. Mas para não deixá-lo sem resposta indico essa página: https://meteoritosbrasil.weebly.com/identificaccedilatildeo.html


att
Prof Alexandre
Mensagens : 13
Data de inscrição : 19/10/2018
Ver perfil do usuário

Re: Meteoritos

em Sex Out 26, 2018 9:11 pm
Professor Zabot,

Obrigado pela recomendação, a página é muito bacana e explica, de fato, como um meteorito é identificado. Infelizmente, não fala do aspecto histórico, como quando esse material foi primeiro identificado (e como). Tentarei pesquisar sobre isso e, se encontrar algo interessante, colocarei o link aqui.
Conteúdo patrocinado

Re: Meteoritos

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum