Compartilhe
Ir em baixo
Ver perfil do usuário

Estrelas em equilíbrio térmico

em Qua Nov 07, 2018 10:00 pm
Professor, tenho uma dúvida referente à aula 12. Estrelas menos massivas do que o Sol queimam o todo o hidrogênio, tornando-se estrelas de hélio que apenas esfriam. Você disse que esse processo leva trilhões de anos. Há a possibilidade de existir alguma cujo tempo seja de bilhões de anos? Em caso afirmativo, existe alguma conhecida que já tenha atingido o equilíbrio térmico com o vácuo?
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Re: Estrelas em equilíbrio térmico

em Qui Nov 08, 2018 9:58 am
Oi Carlos

Não tenho certeza quanto aos tempos, eu precisaria procurar por uma tabela. Mas mesmo assim seria uma tabela teórica.
Tecnicamente não tem como uma estrela entrar em "equilíbrio térmico com o vácuo", porque para isso é preciso que troquem calor, mas como o espaço sideral é muito
rarefeito, não há matéria suficiente para essa troca.
Acho que vc quer se referir a ela esfriar a chegar bem perto do zero absoluto né?
Nesse caso, não iríamos mais poder ver a estrela, pois nessa temperatura ela não emitiria radiação

abraço
Ver perfil do usuário

em Qui Nov 08, 2018 10:44 am
Professor, sim, foi o que eu quis dizer, que ela chegasse à temperatura da radiação de fundo do Universo. Mesmo que ela não emita radiação, não poderíamos detectá-la pelos efeitos de sua massa na região ao seu redor? Mas, pelo que entendi, um corpo assim não foi detectado ainda. Obrigado pela resposta.
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

em Qui Nov 08, 2018 2:39 pm
É verdade, Carlos, se ela interagisse com corpos próximos poderia ser detectada do mesmo modo que um buraco negro.
Eu não tinha pensado nessa possiblidade.
Até onde sei nunca detectaram nada assim
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: