Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/11/2018
Ver perfil do usuário

Tema 4. Sobre movimento de estrelas e opacidade de atmosferas

em Qua Nov 28, 2018 1:10 pm
Boa tarde, professor.

Em primeiro lugar, muito obrigado pela oportunidade de conhecer a astrofísica, tema muito interessante e motivador dentro da Física.
Sou formado em Física Médica com pós graduação em áreas biológicas, portanto não tive muita informação sobre a astrofísica durante a graduação e estou um pouco enferrujado na física, mas nunca é tarde para aprender mais e vejo esse curso como uma grande oportunidade de crescimento e divulgação científica.

Tenho duas perguntas sobre o Tema 4:

1) Seguindo o raciocínio do Exercício 4.1, as estrelas também se movimentam devido aos planetas que as orbitam. No caso de mais de um planeta orbitando a mesma estrela, é possível identificar a influencia de cada planeta nesse movimento? Esse processo de movimentação da estrela devido aos planetas que a orbitam também é verificado/medido em nosso sistema solar?

2) A opacidade das atmosferas de outros planetas (do nosso sistema ou não) são conhecidas? Se sim, como são medidas?  Consegue-se inferir a opacidade pela composição?

Obrigado, abraços
Marcos
avatar
Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/10/2018
Localização : Joinville
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Re: Tema 4. Sobre movimento de estrelas e opacidade de atmosferas

em Qui Nov 29, 2018 8:29 am
Bom dia Marcos

Que legal, então acho que você vai gostar muito quando chegar a parte de Astrobiologia ;-)

1 - Sim, é possível separar a influência de cada planeta. O movimento da estrela gera uma curva de velocidade x tempo que é aproximadamente senoidal. Quando temos mais de um planeta orbitando a estrela essas curvas se superpõe e uma Transformada de Fourier, por exemplo, é capaz de identificar seus períodos.

2 - São conhecidas sim, mas não sei exatamente como são medidas. Provavelmente a técnica varia para cada planeta, pois suas atmosferas são muito diferentes. É possível estimar essa opacidade teoricamente, mas sempre fica a dúvida se vc não está esquecendo de incluir algum elemento na atmosfera. O melhor mesmo é medir experimentalmente e comparar com expectativas teóricas.

att
Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/11/2018
Ver perfil do usuário

Re: Tema 4. Sobre movimento de estrelas e opacidade de atmosferas

em Qui Nov 29, 2018 11:55 am
Bom dia, professor.

Obrigado pelas respostas.
1) Muito interessante que as interferências gerem senoides, já trabalhei com FFT em Matlab analisando sinais biológicos, resolviam super bem aos nossos problemas.
2) Existe algum registro acessível da Opacidade da atmosfera de outros planetas? Algum parecido com a da Terra? Pergunto porque vem sempre a cabeça uma relação com o evolucionismo, diferenciação das espécies, desenvolvimento da vida como conhecemos como fruto da adaptação em relação às determinadas frequências de onda eletromagnética que chegam à superfície terrestre (talvez já esteja partindo pra parte de astrobiologia, rs).

Só mais uma dúvida em relação ao tema Luz:
3) A luz proveniente de uma estrela, ao ter sua trajetória desviada devido a proximidade de um corpo massivo, sobre alguma variação em suas características (velocidade, espectro eletromagnético) ?

att
avatar
Mensagens : 41
Data de inscrição : 07/10/2018
Localização : Joinville
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Re: Tema 4. Sobre movimento de estrelas e opacidade de atmosferas

em Qui Nov 29, 2018 3:01 pm
Oi Marcos

Existem muitos artigos sobre o assunto, pesquise por "table of atmospheric opacities planets" no Google ou no Google Scholar, por exemplo, que aparecem vários

Sim, nesse caso a frequência é alterada, chamamos esse efeito de "redshift gravitacional", pesquisando no Google vc acha site com explicações bem detalhadas e até equações ;-)


att
Conteúdo patrocinado

Re: Tema 4. Sobre movimento de estrelas e opacidade de atmosferas

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum