Ir em baixo
Ver perfil do usuário

Diferentes Redshift Empty Diferentes Redshift

em Qua Dez 19, 2018 8:24 am
Bom, como estou um pouco confuso sobre a diferença entre o redshift/doppler e o redshift/cosmológico, não sei se minha pergunta será clara..rsrs
Na aula é dito que a diferença entre eles é que no primeiro caso a onda, depois de emitida, não sofre alteração. Já no segundo caso, a onda sofre a alteração do tecido espacial, ou seja, ela sofre uma dilatação causada pela expansão do universo. Como conciliar essas duas situações na medida que para se calcular a velocidade de um objeto utiliza-se o efeito doppler? Qualquer onda não sofreria a alteração causada pela expansão do universo?
Alexandre Zabot
Ver perfil do usuáriohttp://zabot.paginas.ufsc.br

Diferentes Redshift Empty Re: Diferentes Redshift

em Qui Dez 20, 2018 8:07 am
Bom dia Paulo

Sua pergunta é bem precisa, não está confusa não ... e vc entendeu bem os conceitos.
De fato, os dois efeitos irão se sobrepor.
Se for um objeto próximo, uma estrela da nossa galáxia ou uma galáxia vizinha, não é preciso se preocupar pois a distâncias dessa magnitude o redshift gravitacional é pequeno.
Por outro lado, para objetos a distâncias cosmológicas, é o efeito doppler de velocidade que não importa, pois o redshift cosmológico é quem domina totalmente.
O problema, como sempre, é nos casos intermediários. Nessa situação é preciso fazer um estudo comparativo com outros objetos para tentar separar os dois efeitos.
Se tivermos uma estimativa de distância obtida por outra técnica, por exemplo, já podemos ter ideia do tamanho de cada efeito.

att
Permissão deste fórum: